Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, política de utilização. e cookies

Vivacasa

Plantas para cultivar em casa e melhorar a qualidade do ar

Confira uma lista de plantas que apresentam a capacidade de filtrar compostos presentes no ar e conheça mais sobre o cultivo de cada espécie em interiores

Márcia Cristina Sulino Baldan 05/07/2021

Cultivar plantas em casa são uma ótima forma de decorar e tornar seu espaço mais aconchegante, além de serem uma distração (quase uma terapia) para as horas vagas.

Para além da aplicação comum, em jardins, varandas e sacadas, as plantas também podem habitar os espaços mais interiores e trazer vantagens como embelezar e até filtrar o ar que você respira.

Há um estudo iniciado pela NASA acerca dessa possibilidade das plantas melhorarem o ar do ambiente em que estão inseridas, tanto com relação ao gás carbônico (filtragem gerada pela fotossíntese, processo natural das plantas) quanto à capacidade de filtrar outros compostos.

Conheça as espécies que podem trazer essa vantagem ao seu lar, confira as singularidades e dicas das biólogas do Instituto de Botânica com registro no Conselho Regional de Biologia 1ª região (SP, MT e MS), Dra. Regina Maria de Morais e Dra. Rosângela Simão Bianchini, para cuidar de cada planta listada, além de mais detalhes sobre o estudo.

 

3 plantas para filtrar o ar que você respira
A partir do estudo da NASA acerca das plantas que podem retirar poluentes do ar, chegou-se a uma lista de espécies com tais propriedades, no entanto, segundo as especialistas esta pesquisa teve caráter experimental e ainda que as plantas realmente realizem este processo de filtragem, o fazem em pequenas quantidades.

“É importante ter em mente que a quantidade de plantas que costumamos ter dentro de casa é pequena e, portanto, insuficiente para alterar significativamente a concentração de oxigênio, gás carbônico e p oluentes do ar.”, esclarecem. Mas também, vale lembrar: não é aconselhável cultivar dezenas de plantas dentro de casa para se atingir um maior nível de purificação.

A questão é: ter plantas em casa é uma delícia, afinal deixam o ambiente mais fresco e aconchegante. Se existem espécies que além de bem-estar oferecem uma filtragem, mesmo que mínima, do ar, por que não cultivá-las? Conheça quais são plantas listadas pelo estudo da NASA e saiba quais são as mais indicadas para se ter em casa:

 

1. Aloe Vera


A primeira planta da lista é a Aloe Vera, uma planta suculenta que precisa muito sol e pouca água, também chamada de Babosa. Pode ser cultivada em um vaso na varanda ou no interior da casa, mas pode chegar a ter até um metro de altura. Para mantê-la pequena é preciso podar as folhas com cuidado, pois são grossas e quando quebradas ou cortadas eliminam um suco viscoso (mucilaginoso) e muito amargo.

“É utilizada na medicina popular e, devido aos componentes químicos, é melhor manter longe de crianças e animais.”, alertam as biólogas.

 


2. Gérberas


As Gérberas são muito ornamentais e trazem delicadeza e alegria ao ambiente com suas flores coloridas. Porém, Regina e Rosângela afirmam que esta é uma planta difícil de cultivar dentro de casa, pois precisa muito sol e solo bem adubado, sendo melhor para quem tem jardim.

 

3. Espada de São Jorge


São de fácil cultivo interno e uma ótima opção tanto para quem mora em apartamento quanto para quem tem pouco tempo, pois adaptam-se a ambientes com diferentes condições de iluminação e temperatura, além de não precisarem de muitas regas. Apesar disso, a Espada de São Jorge se desenvolve rapidamente e portanto é preciso retirar as folhas com certa frequência.

COMPARTILHE:
img
Márcia Cristina Sulino Baldan

Professora e Proprietária da Vivacasa Decoração

Fale conosco